Alexandre Gurgel, doutorando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestre em Gestão pela FGV, coordenador do Centro de Estudos de Competitividade e Inovação da EBAPE e autor do livro “Elite da Gestão” em parceria com o atual comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do RJ, Ten. Coronel e Rodrigo Pimentel, coautor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2. Alexandre Gurgel é um apaixonado por nossa região e um dos criadores e apresentadores do programa de TV #EdePetropolis. Ele, por conta de sua expertise no assunto nos brinda, nesta edição, com dicas preciosas tanto para os empresários já fixados nas áreas da gastronomia, hospedagem e lazer quanto para aqueles que pretendem ingressar no ramo.
Gastronomia
Segundo Alexandre, os princípios da gestão cabem em todos os seguimentos de negócio. No caso das empresas do Guia de Petrópolis existe uma íntima relação das suas atividades com o setor de turismo, que tem muito espaço para crescer. Começando pela gastronomia, a preocupação sempre é inovar. O mestre lembra que as pessoas estão superexigentes na escolha do que vão comer, existindo uma popularização da culinária, que considera positiva, com um enorme número de programas e premiações da gastronomia para todos os segmentos da sociedade. Portanto, cardápios dinâmicos, ambiente agradável, equipe bem treinada, investimento e finanças equilibradas, planejando bem as ações e conhecendo seu público são boas dicas para trilhar o sucesso.
Petrópolis teve sua gastronomia e seu turismo muito explorado há algumas décadas quando os moradores do Rio de Janeiro e de outras localidades subiam a Serra e acabavam parando em Petrópolis quando a entrada na cidade era um caminho obrigatório para todos que desejavam seguir adiante para as cidades de Minas Gerais. Nessa época, o glamour da cidade Imperial era explorado naturalmente, pois era praticamente um evento indispensável que se parasse na cidade para comer em um dos clássicos restaurantes da cidade quando se estivesse passando por aqui. Porém, há muito tempo que não existe mais qualquer obrigatoriedade de entrar em Petrópolis ao subir a serra, lembra Alexandre.
Muitos restaurantes clássicos foram fechados na cidade, muitos deles que existiriam por décadas, muito embora outros tantos tenham aberto, e outros não se encontram mais em tão “boa forma”, como se encontravam nos tempos áureos da cidade. Sendo assim, se faz extremamente necessário que a cidade comece a trabalhar em prol do reavivamento de alguns conceitos e da manutenção da qualidade dos restaurantes que vêm se destacando no atual cenário, caso contrário, podem acabar no mesmo caminho dos que se viram obrigados a fechar as portas.
Hospedagem
Alexandre acredita que a hotelaria é um setor espetacular e salienta que é preciso deslumbrar o cliente, antever seus desejos, provocar uma verdadeira experiência de consumo, algo que faça ele querer voltar, voltar e voltar. Ele destaca (e é importante lembrar sempre) que quando chegamos numa pousada bucólica ou num hotel cinco estrelas, nossas referências de consumo imediatamente afloram e, desde a fruta, chocolate, água aromatizada na chegada, passando pelos perfumes do ambiente até a limpeza do quarto, conforto do mobiliário, recursos tecnológicos e outros, precisam fazer o hóspede querer nunca ter estado em outro lugar, ressaltando também a necessidade de muitos sorrisos e atenção das equipes!
Somando tudo isso a uma nova forma de divulgar a cidade para os turistas, é possível pensarmos em ter uma cidade de Petrópolis que, “reino”, pedindo perdão pelo perdão do trocadilho, com sua magia. Para isso, hoje podemos encontrar novas iniciativas nesse sentido, como o projeto #RevivePetrópolis, do próprio Alexandre Gurgel.
O Lazer
Por fim, reconhecendo o incrível potencial de Petrópolis, dado que poucos lugares no mundo possuem tantas ofertas fantásticas numa única cidade, Alexandre lembra que aqui é possível encontrar do passeio despretensioso ao montanhismo, da bicicleta ao voo de asa delta e parapente, da visita a um enorme acervo histórico até uma boemia alegre, com dias e noites que deveriam ser infinitos para tanta coisa. Sua dica fica no “combo” e nas parcerias. Ele acredita na cooperação entre empreendedores, que podem oferecer pacotes conjuntos na cidade ou através dos receptivos e agências na capital.
Vale, portanto, estarmos sempre abertos ao conhecimento e à busca por sugestões que possam nos ajudar a crescer em nossos empreendimentos e sonhos.
Para acompanhar o trabalho, as ideias e opiniões de Alexandre Gurgel mais de perto, confira o site http://alexandregurgel.com/ onde você poderá encontrar todas as suas Redes Sociais.